sexta-feira, 23 de abril de 2010

Interatividade não é um fim,é um novo meio!




A interatividade é uma das características do jornalismo praticado em redes
digitais que mais apresenta potencial de desenvolvimento na web 2.0. A segunda
geração da Internet está baseada no princípio da construção coletiva, no incentivo do caráter colaborativo e na valorização da participação dos sujeitos. Nesse sentido,potencializam-se a construção social do conhecimento e a livre produção, troca e circulação de informações.De acordo com Lemos (1997), a noção de interatividade que se tem hoje está
diretamente ligada aos meios digitais. Sendo assim, o termo se refere a uma forma de interação técnica, de cunho digital, diferente da analógica presente inicialmente nos veículos de comunicação tradicionais como, por exemplo, cartas, fax entre outros. Logo,pode-se delimitar interatividade como uma ação dialógica entre o homem e a técnica.
A primeira estaria ligada à relação homem presente no dia-a-dia de qualquer um. A segunda estaria relacionada à relação homem-técnica, caracterizando assim a interatividade, mediada através da máquina.Dentro da interação-técnica, tem-se ainda, em se tratando de redes digitais, a caracterização de uma interatividade eletrônico-digital que, segundo o autor, permite a interação com o conteúdo presente na interface gráfica. Com isso, o usuário interage não apenas com a máquina, mas com o conteúdo acessado através dela. A interatividade digital proporciona uma superação de barreiras físicas entre homens e homens e também entre homens e máquinas, levando a uma interação maior com as informações.


www.wikipedia.com.br

Um comentário: